Numa solenidade que reuniu 400 pessoas na noite desta quinta-feira (15/8) no átrio do Campus da Indústria, em Curitiba, foram comemorados os 75 anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Uma das mais importantes entidades representativas do setor produtivo, a Fiep é referência na defesa da indústria e do desenvolvimento econômico nas interlocuções com o Poder Público. Junto com o Sesi, o Senai e o IEL, forma o Sistema Fiep, provedor de soluções nas áreas de educação, formação e qualificação profissional, tecnologia e inovação e saúde e cultura dos trabalhadores das indústrias.
A Patoeste Eletro Instaladora Ltda foi mais uma homenageada com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná nos 75 anos da Fiep. Fundada há 40 anos pelos irmãos Milton, Hélio e Celso Santo Marcante, a empresa se especializou em instalações elétricas industriais, levando energia para o interior paranaense.
Representando o Sudoeste do estado, Milton Marcante, da Patoeste, de Pato Branco, disse que a homenagem é um grande orgulho e um reconhecimento pelo trabalho. “É uma alegria fazer parte destes 75 anos da Fiep. Quero dizer aos empreendedores do nosso estado, que estão começando na indústria, que não desistam diante dos obstáculos e das dificuldades. Que sejam corajosos porque com fé, dedicação, perseverança e trabalho o sucesso chega”, comentou.
História da Medalha de Mérito Industrial
Instituída em 1972, a Medalha do Mérito Industrial é conferida anualmente a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ação em prol do desenvolvimento industrial, defesa dos interesses da livre empresa e manutenção de serviços de assistência e formação profissional dos trabalhadores.
Os homenageados são escolhidos por uma comissão, entre nomes indicados pelas diretorias dos sindicatos filiados à Fiep e pela própria federação.
A “Medalha do Mérito Industrial do Paraná”, instituída pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná na gestão do Presidente Mário De Mari, em 1972, pela Portaria nº 014/72 e reformulada pela Portaria 006/77, pelo Presidente Altavir Zaniolo, em 1977 visa “agraciar personalidade brasileira ou estrangeira, residente, e com atividades neste Estado, que tenha prestado serviço de relevância ao desenvolvimento do Parque Industrial Paranaense, quer como pioneiro de grandes iniciativas empresariais, quer pela excelência dos serviços de assistência ou formação profissional e harmonia social mantidos com seus empregados, quer pela defesa dos princípios da livre iniciativa”, bem como “distinguir-se por suas qualidades de trabalho e dedicação à Indústria e ao Paraná, havendo realizado obra de reconhecido valor dentro dos princípios da livre empresa e gozar de conceito público por suas qualidades intelectuais, morais e profissionais.”
A escolha anual dos nomes agraciados, dentre os indicados pelos Sindicatos Patronais da Indústria e pela própria FIEP, é feita pela “Comissão do Mérito Industrial do Estado do Paraná”.
Esta é constituída pelo Presidente da FIEP, por quatro Diretores da Entidade, escolhidos anualmente pela Diretoria, pelo primeiro Secretário da FIEP, Presidente da Federação dos Trabalhadores do Estado do Paraná, um Conselheiro do SESI, indicado por seu Conselho Regional e um Conselheiro do SENAI, também indicado pelo respectivo Conselho Regional.
A entrega das condecorações e dos respectivos diplomas é feita durante a Semana da Indústria, preferencialmente no DIA DA INDÚSTRIA de cada ano, em sessão solene.
Fonte: http://agenciafiep.com.br/2019/08/15/fiep-comemora
Comentários